terça-feira, 29 de novembro de 2011

Campanha Fique Sabendo já fez 957 testes de HIV e comunicado sobre novo procurador


A Campanha Fique Sabendo 2011, promovida pela Prefeitura de São José do Rio Preto, por meio da Secretaria de Saúde, com apoio da Secretaria de Estado da Saúde já realizou exames de 957 pessoas. A ação, que teve início no último dia 19/11, tem por objetivo incentivar a população vulnerável (quem teve relações sexuais sem uso de preservativo), entre outras situações, a fazer o teste para detectar Aids. Do total de exames, 175 fizeram o teste rápido para a doença, cujo diagnóstico fica pronto, em média, em até 40 minutos.
Segundo a coordenadora do Centro Municipal de Prevenção e Diagnóstico de DST/ AIDS, Aracelis de Castro Aschar, a adesão da população à campanha contribui para o diagnóstico precoce da doença. “Podemos observar que as pessoas estão mais conscientes da importância de realizar o teste pelo uma vez na vida”, afirma.
A testagem para diagnóstico do vírus HIV tem sido intensificada no município desde o início da gestão. Em 2009, foram realizados 16.582 exames. Já no ano passado, foram 20.725 e neste ano, de janeiro a outubro, 17.916.
Até o dia 1º de dezembro, a população de Rio Preto poderá realizar o teste de diagnóstico para HIV em 27 pontos diferentes do município – sendo as 25 unidades de saúde, o Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), além da unidade itinerante (caminhão) que vai percorrer diversos locais da cidade, proporcionando acesso à testagem em horários alternativos aos munícipes.
Nesta terça-feira (29/11), a unidade itinerante vai estar no estacionamento do Supermercado Laranjão, da avenida Danilo Galeazzi, das 14 às 21 horas. Na quarta, 30/11, além das unidades e CTA, a população poderá se testar no ginásio esportivo do Eldorado, localizado na avenida Monte Aprazível, das 13 às 17 horas e no Centro Esportivo do Jardim Antunes, das 19 às 21 horas.
Testes
O exame oferecido durante a campanha é o convencional, mediante coleta de amostra de sangue para posterior testagem, cujo diagnóstico fica pronto em 15 dias úteis, em média. Quem optar por se testar no CTA tem a opção pelo teste rápido, que, em aproximadamente 40 minutos, emite o resultado.
Uma equipe formada por técnicos da saúde, entre eles enfermeiros, médicos e psicólogos, é responsável pelo aconselhamento, testes, análise de exames e distribuição de preservativos e material educativo à população que decida pela realização do teste.
Em todas as unidades, além do teste para HIV, a população também pode se testar para Hepatites Virais B e C, além de sífilis.
Casos 
Em Rio Preto, da primeira pessoa com diagnóstico positivo para a doença em 1984 até o mês de novembro deste ano, foram registrados 3.956 casos de Aids, sendo que a faixa etária predominante está entre 20 e 34 anos, com 52,8% dos casos positivos.
Desse total, 1.952 estão vivos,o que corresponde a 49,34%. Do total de casos, 2.690 (68%) são de pessoas do sexo masculino e 32% (1.266) do sexo feminino.
A estimativa é de para cada caso positivo registrado no município – hoje são 3.956 notificados – existe pelo menos uma pessoa que tenha o vírus HIV e desconheça a própria situação, por nunca ter feito o teste para detectar a doença.

COMUNICADO

A Prefeitura de São José do Rio Preto informa que o prefeito Valdomiro Lopes nomeou nesta terça-feira (29/11) o advogado Adílson Vedroni como novo Procurador Geral do Município. Ele vai ocupar a vaga de Luiz Antonio Tavolaro, que pediu demissão ontem (28/11). A Portaria de nomeação será publicada no Diário Oficial do Município desta quarta-feira (30/11).

Nenhum comentário: