quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Dia Mundial de Luta contra Aids tem laço humano e distribuição de preservativos


Nesta quinta-feira (01/12) é Dia Mundial de Luta contra a Aids e para marcar a data, a Prefeitura de São José do Rio Preto, por meio da Secretaria de Saúde, vai realizar exames para detecção do vírus HIV, distribuição de preservativos, material educativo e uma performance na praça Dom José Marcondes, na área central do município, às 9 horas, com previsão de término às 13 horas. Profissionais da saúde formarão um laço humano, o símbolo da campanha anti-Aids.
Segundo a coordenadora do Centro Municipal de Controle e Prevenção de DST/ AIDS e Hepatite, Aracelis de Castro Aschar serão distribuídos preservativos e material educativo sobre a transmissão do vírus da Aids. "Teremos testagem para detecção do HIV, Sífilis e Hepatite, aferição de pressão arterial e glicemia, orientações sobre dengue, câncer de mama e pele, fonoaudióloga e o programa Escola da Coluna visando a saúde integral do indivíduo”, afirma.
Também serão expostos laços confeccionados por alunos da rede pública estadual, que participam do Programa Adolescentes, mantido pela Secretaria de Saúde, além de painéis informativos sobre a doença e questões relacionadas à diversidade sexual, como homofobia. “Ao meio-dia, os profissionais de saúde, que vão estar no local, vão formar um laço humano, que é o símbolo da luta contra a Aids”, diz Aracelis.
Outra ação prevista será o lançamento pelos Correios de um selo postal alusivo à data. Funcionários da Saúde, Poupatempo, empresas privadas, lojas e supermercados parceiros também estar o dia todo com bottons com mensagem alusiva à data.
Nesta quinta-feira, também termina a Campanha Fique Sabendo 2011, iniciada no último dia 19/11, que teve como objetivo incentivar a população vulnerável a se testar pelo menos uma vez na vida. Até a última segunda-feira, 957 pessoas se testaram para detecção de HIV em 27 pontos da cidade.
Casos 
Em Rio Preto, da primeira pessoa com diagnóstico positivo para a doença em 1984 até o mês de novembro deste ano, foram registrados 3.956 casos de Aids, sendo que a faixa etária predominante está entre 20 e 34 anos, com 52,8% dos casos positivos.
Desse total, 1.952 estão vivos,o que corresponde a 49,34%. Do total de casos, 2.690 (68%) são de pessoas do sexo masculino e 32% (1.266) do sexo feminino.
A estimativa é de para cada caso positivo registrado no município – hoje são 3.956 notificados – existe pelo menos uma pessoa que tenha o vírus HIV e desconheça a própria situação, por nunca ter feito o teste para detectar a doença.

Dia Mundial de Luta contra a Aids
Data - 01/12/2011
Horário – 9h às 13h
Local – Praça Dom José Marcondes, 
área central de Rio Preto

Nenhum comentário: