terça-feira, 22 de novembro de 2011

Em Rio Preto Projeto Tamar premia estudantes e Fundo Social recebe supermercadistas e faz também entrega de óculos


 Alunos da escola municipal “Professora Daisy Rollemberg Trefíglio”, instituição sob responsabilidade da Secretaria de Educação de Rio Preto, foram classificados na oitava edição do Prêmio de Educação Ambiental Amigos do Mar. O prêmio é resultado de uma Parceria do Projeto Tamar, do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), e o Instituto Arcor Brasil.  Este prêmio já teve 2,8 milhões de participantes, de escolas de 17 estados brasileiros. Uma equipe do projeto Tamar virá para a entrega da premiação nesta quarta-feira, (23/11), a partir das 15 horas.Apenas três cidades paulistas foram classificadas, entre elas Rio Preto.
 O prêmio é dividido em duas categorias: A: para estudantes de 2º e 3º anos do Ensino Fundamental e B: para alunos de 4º e 5º. Os 12 alunos rio-pretenses ficaram em primeiro lugar na categoria de 4º e 5º ano do Ensino Fundamental. Eles concorreram com cerca de mil escolas pela premiação. Rio Preto foi a única cidade paulista a conseguir colocação nesta categoria.
Segundo Mariluci Lidiane Trinca , diretora da escola Daisy Rollemberg, a participação da escola no concurso foi decisão conjunta tomada com o corpo docente, que trabalhou o tema “Nossos águas sempre limpas” dentro da sala de aula por meio de vídeos e fotos com os alunos da instituição.
“Após este trabalho, os alunos, em duplas, planejaram o que desenhariam para demonstrar a conscientização quanto aos cuidados com nossas águas e a necessidade de um trabalho coletivo para deixar nossas águas sempre limpas. Cada dupla fez um desenho”, afirma a coordenadora pedagógica Karina Perez Guimarães. Cada aluno receberá um kit da organização do curso. O projeto tem por objetivo despertar a consciência ecológica nas crianças.
Foram premiados os estudantes Amanda dos Santos Santiago (5 .o ano C), Andressa Oliveira Menezes  (5 .o ano C), Beatriz Pereira de Moraes (4.o ano B), Bianca da Silva Minuci (4.o ano B), Eliete Marques da Silva Oliveira (4.o ano A), Henrique da Silva Paes (4.o ano A), Karen Amanda da Silva Almeida (5.o ano B), Liliane Ferro Santos (5.o ano C), Marina da Costa Scalvenzi (5.o ano B), Michael Marcelo Martins Peixoto (4.o ano B), Rian da Silva Alexandre (4.o ano B) e Tatiana Gomes da Silva (5.o ano C).

Fundo Social recebe supermercadistas 

O prefeito Valdomiro Lopes e a presidente do Fundo Social de Solidariedade, primeira-dama Eliana Lopes, receberam nesta terça-feira (22/11), empresários e representantes da área de supermercados da cidade. Durante o encontro foi a apresentado o Plano de Segurança Alimentar de São José do Rio Preto desenvolvido pelo Banco Municipal de Alimentos.
O Banco de Alimentos tem promovido ações na arrecadação e distribuição de alimentos sem valor comercial, porém em condições favoráveis ao consumo humano. As doações são feitas diariamente pelo Ceasa, supermercados, feirantes, produtores rurais, distribuidores de hortifrutis/cerealistas e Aprolev- Associação dos Produtores Rurais de Frutas Legumes e Verduras.
“O Banco atende semanalmente 1.238 famílias e distribui 292 mil quilos de frutas, verduras e legumes (FVL). Nós queremos ampliar ainda mais esse atendimento, chegando a instituições e famílias que ainda não são beneficiadas. Para isso, estamos buscando para o Banco novos parceiros”, ressaltou a presidente do Fundo Social, Eliana Lopes.
De acordo com a gerente do banco de Alimentos, Maria de Fátima Soares, são atendidas semanalmente, 67 entidades sociais cadastradas, como: Casa abrigo para idosos, albergues, projetos de jornada ampliada para crianças e adolescentes, clínicas de recuperação para toxicômanos, hospitais, associações de moradores de bairros e instituições religiosas de ações Sociais, além de pedidos esporádicos.
Além da distribuição de alimentos a equipe técnica do Banco já produziu, de janeiro a outubro deste ano, 548 quilos de doces e 5.804 quilos de polpas. “O banco possui total infra-estrutura e higienização para receber os alimentos”, ressaltou a diretora da Vigilância Sanitária, da Secretaria de Saúde, Danielle Martins.
O encontro contou a participação de representantes dos supermercados Tomne Leve, Laranjão JJ, Trídico, Makro Atacadista, Maranhão Atacado, Carrefour, Pão de Açucar, Mercado Municipal, Carlito Frutas, além de toda equipe técnica de apoio da Vigilância Sanitária, da Secretaria de Saúde.

Fundo Social faz entrega de óculos 

A primeira-dama Eliana Lopes, presidente do FSS - Fundo Social de Solidariedade de São José do Rio Preto, realiza nesta quarta-feira (23/11) a entrega de 161 óculos, no auditório Juan Bérgua. A iniciativa faz parte do projeto ‘Olhar Solidário’ desenvolvido pelo FSS, que atende à população de baixa renda, cadastrada previamente.
Desde o início deste ano, já foram entregues mais de mil unidades, beneficiando adultos e crianças.
Para conseguir os óculos, o munícipe deve passar por um médico do SUS - Sistema Único de Saúde, por avaliação social junto ao FSS e comprovar residência em Rio Preto.
O atendimento é feito de segunda a quinta-feira, das 8 horas às 16h30, na sede do Fundo Social de Solidariedade, na rua Pedro Amaral, 3.578, Vila Ercília. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (17) 3214-9010 ou pelo e-mail fundosocial@riopreto.sp.gov.br

Nenhum comentário: