sábado, 12 de novembro de 2011

Melhor selo do ano de 2010


Foram concluídos os trabalhos de apuração dos votos para a escolha do  MELHOR SELO DO ANO DE 2010, concurso promovido pelos Correios desde 1978.
A consulta ao público, realizada por meio do voto em cédulas e pela página dos Correios na internet, apresentou como peça mais votada na Categoria “Voto Popular” a emissão “Centenário do Nascimento de Francisco Cândido Xavier”, cuja imagem é de autoria do fotógrafo Rômulo Fernando Fialdini, e a arte-finalização  realizada pela designer gráfica Miriam Guimarães.
O selo foi lançado na abertura do 3º Congresso Espírita, realizado em Brasília/DF, em 2/4/2010, e foi um sucesso instantâneo de vendas, não só entre os seguidores da doutrina espírita, mas, também, entre aqueles que admiram a obra desse grande brasileiro que foi Chico Xavier.


Sobre o selo
O selo apresenta Chico Xavier autografando um dos seus livros. Como pano de fundo, há o detalhe de uma carta psicografada pelo médium. Em destaque, a inscrição de uma bela frase por ele proferida que mostra a essência de sua obra e de seus ensinamentos em prol da evolução do ser humano por meio do amor ao próximo e ao Cristo. Foram utilizadas as técnicas de fotografia e computação gráfica.
A votação na Categoria “Arte Filatélica” foi realizada em Recife/PE, durante a 11ª Exposição Filatélica Nacional  - BRAPEX 2011, no dia 6 de outubro,  e contou com a participação de um júri especial, que elegeu o bloco de selos “Série Brasília - Sonho e Realidade: Monumentos e XVI Congresso Eucarístico Nacional”, também, da artista plástica Miriam Guimarães, como o melhor selo na Categoria Arte Filatélica. Essa emissão foi lançada em 13/5/2010, na abertura do XVI Congresso Eucarístico Nacional, em Brasília/DF. O bloco encantou os colecionadores pelo seu formato diferenciado, que lembra uma ave, e pelo conjunto de elementos focalizados em sua arte.
Esse bloco irá representar os Correios do Brasil em concursos de selos internacionais.



Sobre o bloco
O bloco reproduz, em tons escuros e linhas claras, monumentos arquitetônicos consagrados de Brasília: no selo à direita, o Catetinho (a primeira residência oficial do Presidente da República, na nova capital), e a estátua de Juscelino Kubitschek (do Memorial JK). No selo à esquerda, a Catedral Metropolitana (tendo, à sua direita, a logomarca do XVI Congresso Eucarístico Nacional. Ilustrando o bloco, à esquerda, a logomarca do cinquentenário de Brasília), no centro, a estátua dos Candangos, unindo os dois selos, formando um se-tenant, e, nos extremos, as mais novas e belas obras arquitetônicas da cidade, o Museu Nacional (junto à Biblioteca Nacional/Conjunto Cultural da República) e a Ponte JK. O bloco, no formato de um pássaro, mostra, na parte superior, em linhas tênues, o esboço do Plano Piloto, sobre um pano de fundo composto, que representa o céu e o gramado da Esplanada dos Ministérios, nas tonalidades predominantes em abril, mês da inauguração de Brasília.
Foram utilizadas as técnicas de fotografia, desenho vetorial e computação gráfica.


Sobre a artista
A designer Miriam Guimarães nasceu em Brasília/DF, em 8/12/1982. Em 2007, graduou-se Bacharel em Desenho Industrial, com habilitação em Programação Visual, pela Universidade de Brasília – UNB. Trabalha com ilustrações: Editoriais Impressos, Identidade Visual, Leiautes e Arte Final. Desde novembro/2008 exerce o cargo de Analista de Correios Júnior - Designer, no Departamento de Filatelia e Produtos da ECT – DEFIP.

Nenhum comentário: