quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Mostra no CICC apresenta a evolução da relação entre a música com a física


A partir desta semana, o CICC traz novas mostras ao público: uma delas, no Espaço de Física, apresenta a evolução da relação entre a música e as ciências por meio de instrumentos musicais e caixas acústicas. Na área de Biologia e Linguagens, os espaços são tomados pelo Ano da Floresta e origem das línguas, respectivamente. As atividades vão até o final de dezembro.
No Espaço de Física, o visitante do CICC terá a oportunidade de aprender sobre a origem dos sons na exposição "Física Musical". Composta por instrumentos como o monocórdio, o xilofone e o violão, a mostra coloca à disposição do visitante informações sobre os instrumentos e as notas da escala musical, permitindo também que os toque. "O nosso objetivo é que o visitante possa constatar na prática as variações das notas musicais e as diferenças de sons de um instrumento para outro, relacionando-as aos princípios da física", explica o coordenador de mostras do CICC, Alexandre Neves.
Ainda no mundo das ciências, o Espaço da Biologia preparou uma mostra sobre o papel e a importância de ações sustentáveis que auxiliam na preservação do meio-ambiente. A mostra será realizada no saguão do anfiteatro do CICC e encerra o período de comemorações do Ano Internacional das Florestas. Segundo a assistente do Espaço, Simony Lavezzo Coró, a mostra pretende conscientizar o público sobre a necessidade da preservação da natureza.

Mundo das línguas

Indispensável para a comunicação, a escrita ganhou um cantinho especial no Espaço de Linguagens. Com a proposta de levar ao público a sua origem e seu desenvolvimento, o CICC preparou duas exposições sobre o tema: "Epigrafia" e "As origens da língua portuguesa e as influências da variedade falada no Brasil".
Na mostra de "Epigrafia", o público irá conhecer a história e a evolução das escritas cuneiformes e egípcia antiga, além de descobrir como Champollion traduziu a Pedra da Roseta. Já na mostra sobre a origem da língua portuguesa são apresentadas outras línguas faladas ao redor do mundo e, que, de alguma forma, contribuíram para a versatilidade da língua falada no Brasil. Ambas as exposições são permanentes.
O Cicc de Rio Preto fica localizado na avenida João Batista Vetorazzo, 500, atrás da Cidade das Crianças, no Distrito Industrial. Mais informações no (17) 3232-9426 ou a programação do mês no site www.centrodeciencias.org.br

Nenhum comentário: