domingo, 27 de novembro de 2011

Saúde e Conselho Regional de Farmácia (CRF) se unem para capacitar farmacêuticos sobre dengue


A Prefeitura de São José do Rio Preto, por meio da Secretaria de Saúde, em parceria com o Conselho Regional de Farmácia (CRF) – Seccional de Rio Preto, vai capacitar farmacêuticos de farmácias e drogarias privadas para que identifiquem e encaminhem para atendimento médico possíveis casos suspeitos de dengue que cheguem até as farmácias locais.
Segundo a diretora de Assistência Farmacêutica da Secretaria de Saúde, Carmem Lígia Marques, o objetivo da capacitação – que será realizada nos dias 29 e 30 de novembro – é diminuir possíveis casos em que a pessoa com dengue se automedica, não procura atendimento médico e, consequentemente, o possível caso não é notificado aos órgãos competentes.
“Todos os farmacêuticos locais serão convidados a participar do treinamento”, afirma a diretora. Rio Preto tem atualmente 51 farmácias e 168 drogarias.
De acordo com o Departamento de Vigilância Ambiental, qualquer caso suspeito de dengue deve ser notificado à Secretaria de Saúde para que sejam desencadeadas as ações de controle do mosquito Aedes aegypti, evitando assim potenciais novos casos na região onde o doente mora e/ou trabalha.
Durante a capacitação os farmacêuticos serão orientados quanto aos sintomas da doença, sinais de gravidade e onde a pessoa deve buscar atendimento médico. “A automedicação em caso de dengue pode até agravar o quadro do doente”, afirma a diretora.
Os farmacêuticos interessados em participar podem procurar o CRF, localizado na rua Rubião Júnior, 2634, no Centro ou se informar pelos telefones (17) 3234-4043 ou 3234-4971.
A capacitação, que será gratuita,também faz parte do Plano Municipal de Ações contra Dengue, implementado no último mês pela Secretaria de Saúde.

Nenhum comentário: