sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Paróquia S. Luzia lança a festa da padroeira e a de Américo de Campos realiza Noite Sertaneja


A paróquia Santa Luzia de Rio Preto lançou a grade de programação da festa em louvor a Santa Luzia. A festa começa com a tradicional quermesse, acontece nos dias 3 e 10 de dezembro, aos sábados, a partir das 20h, no salão de festas. Haverá diversas barracas de comidas típicas e diversão pra toda a família.
A programação religiosa inclui o Tríduo em honra a Santa Luzia, que será realizado nos dias 10, 11 e 12 de dezembro, sempre com início às 19h30.
Programação da Festa  para o dia dedicado a Santa Luzia (13 de dezembro)
Às 6h - Alvorada - 8h - Missa 15h - Missa - celebrada pelo padre Carlos, da paróquia São Sebastião de Ipiguá.
20h - Missa e procissão pelas ruas do bairro. Antes da procissão, haverá a venda de pastéis e refrigerante.
A paróquia Santa Luzia fica localizada na rua Sirio Libaneza, 1004, na Vila Sinibaldi, próximo ao supermercado Laranjão, da rua Espanha. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (17) 3227-2677
QUEM FOI
VIDA DE SANTA LUZIA
Luzia nasce por volta do ano 280 d.C. em Siracusa, esplendida cidade de mar, da nobres pais. O pai de Luzia, que talvez se chamasse Lúcio, morreu quando ela era muito pequena, assim foi crescida pela mãe Eutichia da qual conheceu a verdade do cristianismo e a mensagem de amor de Jesus. Foi assim que Luzia conheceu o cristianismo, as histórias dos primeiros cristãos, o martirio deles pelo amor de Jesus e assim crescendo Luzia se deixou capturar o coração por Jesus e no seu coração decidiu de se consagrar, unindo-se a ele como uma esposa com o seu esposo, com voto perpétuo de virgem.
PEREGRINAÇÃO
Luzia, preocupada pelo agravar-se da doença que tinha a mãe, uma hemorragia considerada incurável, sugeriu o peregrinação ao sepulcro da mártir Santa Agata em Catania. Vítima no ano 251 das perseguições de todos os cristãos ordenadas pelo imperador Décio, muitas pessoas iam ao sepulcro para obter as graças porque a fama da gloriosa Santa se era espalhada em todo lugar por causa dos milagres que ela fazia e no seu coração, Luzia era certa que teria feito bem também à sua querida mãe.
Eutichia aceitou, cheia de esperança, a exortação de Luzia e assim decidiram de partir em peregrinação a fim de alcançar Catania, onde chegaram no dia da festa de Santa Ágata: era o dia 5 de fevereiro de 301. Durante a celebração escutaram o passo do Evangelho de Mateu referente ao raconto da mulher que sofria de hemorragia, curada por ter tocado o manto de Jesus.
Luzia iluminada propos à mãe de tocar o sepulcro de Santa Ágata convencida da potente intercessão da Santa.
O MILAGRE
Enquanto Eutichia tocava o sepulcro, a Luzia apareceu em visão S. Ágata que lhe disse "Luzia, irmã minha, porque pedes a mim aquilo que tu mesma podes obter para a tua mãe? Eis, tua mãe foi jà curada pela tua fé. E como por meio meu vem beatificada a cidade de Catania, assim por meio teu serà salvada a cidade de Siracusa".
Luzia disse a mãe "Pela intercessão de S. Ágata, Jesus te curou" e imediatamente Eutichia se sentiu retornar as forças e compreendeu que tinha sido curada.
Luzia compreendeu que aquele era o momento justo para revelar a sua mãe a intenção de consagrar-se a Jesus e de querer donar a sua rica dote nupcial aos pobres. Eutichia, que tinha o coração repleto de agradecimento pela graça recebida, aceitou.

Capela de Américo de Campos 
realiza amanhã a Noite Sertaneja 

A capela São Roberto Belarmino que pertence a paróquia São João Batista da cidade de Américo de Campos tem a honra de convidar a população da região para participar da Noite Sertaneja, que será realizada amanhã dia 3 de dezembro, a partir das 20h, em Pontes Gestal, local onde será construído o salão paroquial e o centro de Pastoral, em frente à praça matriz. Entrada franca.
Haverá diversas barracas de comidas típicas. Mais informações na secretaria paroquial (17) 3445-1155

Nenhum comentário: