quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Sesi de São José do Rio Preto reapresenta neste fim de semana a peça "Subterrâneo"



Pelo projeto Viagem Teatral, o Teatro do Sesi de  Rio Preto reapresenta, neste sábado dia 10, às 20h, e domingo, dia 11, às 19h, gratuitamente, o espetáculo Subterrâneo, encenado pelos formandos do Curso Livre de Iniciação Teatral do próprio (NAC) Núcleo de Artes Cênicas de Rio Preto. Os ingressos devem ser retirados com 30 minutos de antecedência na Bilheteria da unidade. A entrada é franca.
 De forma poética, o enredo aborda a trajetória de um escritor que, ao descer ao esquecido porão de sua casa, depara-se com figuras que habitam seu imaginário. A partir de lapsos de seu passado e projeções do futuro, o artista amargurado decide escrever suas memórias, expondo, através de metáforas e símbolos, o esforço despendido em um processo de criação.
A peça conta com textos do escritor rio-pretense e aluno-ator do espetáculo, Agilson de Araújo, e foi inspirada no livro Notas do Subterrâneo, de Fiódor Dostoievski. A orientadora Juliana Medeiros, do NAC de São José do Rio Preto, assina a dramaturgia final e direção.

No NAC São José do Rio Preto 
O Núcleo de Artes Cênicas de São José do Rio Preto estabeleceu-se em 2010 com cursos de iniciação teatral gratuitos para crianças, adolescentes e adultos. O primeiro compartilhamento de processo aconteceu com o espetáculo Tanden, em dezembro do mesmo ano, encenado no NAC Araraquara.
O elenco de Subterrâneo iniciou seu trabalho em março de 2011, no módulo Múltiplas Linguagens.  O curso utiliza-se das experiências prévias dos alunos para a construção de um trabalho em processo colaborativo, à medida que questões artísticas de cada orientando (artista– pesquisador) desponta a partir de estímulos lançados pela orientadora durante o processo.
O grupo realizou intenso treinamento corporal baseado na técnica de improvisação que explora dimensões espaciais e temporais, o Viewpoints, oriunda dos primeiros questionamentos que originaram o pensamento pós-moderno da dança, sistematizado para o teatro por Anne Bogart e Tina Landau. Paralelamente, foi desenvolvido um trabalho que instigava a impressão dos depoimentos pessoais de cada artista nas cenas elaboradas, trazendo consigo suas referências artísticas, históricas e culturais.

Cena Livre 2011
Espetáculo: Subterrâneo
Local: Teatro do SESI São José do Rio Preto
Avenida Duque de Caxias, 4.656, Vila Elvira.
Data e horário: dia 10 de dezembro (sábado),
às 20h e dia 11 de dezembro (domingo), às 19h.
Capacidade: 380 lugares
Gênero: drama contemporâneo
Duração: 50 minutos
Recomendação etária:
Não recomendado para menores de 16 anos.
Entrada: Franca – os ingressos serão distribuídos
trinta minutos antes da apresentação.
Informações: (17) 3224-2499

Um comentário:

Anônimo disse...

Passando pra ficar bem informada.
Parabéns pelo blog!

(:
Um abraço,
Rahssi